top of page

Gestão de Resíduos em Canteiros de Obras

 

Tendo em vista as novas diretrizes governamentais, atendimento as legislações e ações que buscam os princípios básicos da Política Nacional de Resíduos que é a geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final. A partir da introdução de conceitos de gestão de resíduos sólidos de construção e demolição para o atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Resolução nº 307 do Conama, legislações locais e certificações ambientais e de construção sustentável. Entre as principais certificações consideradas citam-se: LEED; AQUA; PGAI (NOROESTE DF); BREEAM; SKA; PBQP-H e ISO 14001.

 

Os participantes deverão produzir as versões preliminares de procedimentos de gestão de resíduos de construção para um canteiro de obras de seu interesse. Recomenda-se aos participantes levarem os projetos de canteiro que serão objeto do exercício a ser realizado durante a oficina. 

 

PAINEL 01: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM CANTEIROS DE OBRA 

 

Palestra introdutória evidenciando os agentes, ações e instrumentos, visa preparar profissionais envolvidos na gestão de canteiros de obras na concepção, implantação e monitoramento do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção. 

 

 

PAINEL 02: GESTÃO DE RESÍDUOS E O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

 

Análise crítica das certificações no que se refere à gestão de resíduos sólidos. Conteúdo do plano/procedimento de gestão de resíduos sólidos de construção. Serão ainda tratados os papéis e responsabilidades dos envolvidos; gargalos e dificuldades, e apresentados algumas ferramentas de monitoramento como Smart Waste e o sistema ERA. 

 

Intervalo com Coffee Break

 

PAINEL 03: ESTUDO DE CASO E BOAS PRÁTICAS

 

A partir dos conceitos e fundamentos ministrados e da apresentação de estudos de casos e boas práticas, os participantes serão liderados em exercício prático de concepção e elaboração de procedimentos e/ou plano de gestão de resíduos de maneira a prepará-los para processos de certificação ambiental e de construção sustentável, e atendimento a legislações pertinentes.  

 

Visando melhorar o consumo dos insumos cujos resíduos apresentavam os maiores valores financeiros: concreto, no processo de concretagem de pavimentos, revestimentos cerâmicos, madeira e madeirite, utilizados na fabricação de formas para pilares e de barrotes de madeira para travamento dos pilares. Os pontos levantados ajudarão na tomada de decisão para implantar modelos de gestão econômica, redução de custos com disposição de resíduos e ganhos ambientais com a redução do consumo de matéria-prima e posterior descarte.

 

 

CARGA HORÁRIA: 4 horas 

 

LOCAL OFICINA: a definir de acordo com a demanda

 

INVESTIMENTO: R$150,00 (cento e cinquenta reais)

 

Será disponibilizado um certificado ao final da Oficina.

bottom of page