top of page

Sustentabilidade nos Projetos e nas Obras

 

Considerar estratégias de sustentabilidade está sendo cada dia mais exigido por clientes que buscam utilizar os recursos naturais de forma mais eficiente e minimizar os impactos ao meio ambiente. Os profissionais de arquitetura e engenharia devem pensar os critérios ambientais desde a concepção do projeto, durante a etapa de obras e monitorada durante o uso e operação, como forma de validar a eficácia prevista.

A Oficina abordará as principais tecnologias e sistemas utilizados para auxiliar os profissionais a definir uma metodologia diferenciada para atuar no mercado de trabalho.    

 

 

PAINEL 01: FUNDAMENTOS, CONCEITOS E NORMAS 

 

Conceitos de construção e canteiro sustentável com foco em inovação, redução de custos e os princípios das principais referenciais como GBC Brasil Casa ;  AQUA e Selo Azul da Caixa abordando os principais critérios para atendimento dos créditos de canteiro sustentável, incluindo: gestão de resíduos; qualidade interna do ar, compra responsável, controle de impactos ambientais da obra, uso racional e consumo consciente da água e energia.

Serão ainda tratados os papéis e responsabilidades dos envolvidos, importância das mudanças de paradigmas e culturais das equipes gerenciais e responsáveis pelas frentes de serviço, integrando as estratégias de sustentabilidade aos sistemas existentes e o atendimento as legislações. 

 

Intervalo com Coffee Break

 

PAINEL 02: BIOCLIMÁTICA, ESTRATÉGIAS USO EFICIENTE RECURSOS NATURAIS

 

Conceito básico de bioclimática e as principais ferramentas e software utilizados pela equipe de arquitetura para concepção dos projetos como forma de maximizar o aproveitamento dos recursos naturais.


No segundo momento serão evidenciadas tecnologias que atendam aos critérios de sustentabilidade desde a concepção do projeto à avaliação do desempenho do empreendimento, como foco no uso racional da água, eficiência energética, conforto ambiental, compra responsável de materiais e componentes; gestão de resíduos e custos (retorno investimento).

 

PAINEL 03: BOAS PRÁTICAS E EXERCICIO DE FIXAÇÃO

 

Serão evidenciadas boas práticas de profissionais e projetos nacionais e internacionais.

I) Exercício de fixação de conteúdo: Será entregue check list para auxiliar a montar um Plano de gestão ambiental para projetos. A partir dos conceitos, fundamentos ministrados e da apresentação de estudo de caso e boas práticas, os participantes serão liderados em exercício prático de concepção e elaboração de procedimentos de estratégias de sustentabilidade para um projeto hipotético de maneira a prepará-los para processo desenvolver um projeto sustentável.  

II)  Mesa redonda: tirando dúvidas e compartilhando experiências.

 

CARGA HORÁRIA: 4 horas 

 

LOCAL OFICINA: a definir de acordo com a demanda

 

INVESTIMENTO: R$150,00 (cento e cinquenta reais)

 

Será disponibilizado um certificado ao final da Oficina.

bottom of page